sábado, 4 de maio de 2013

Uma barragem, uma torre

Gôndola de Veneza, em Nova Veneza-SC
Foto de Jolvane Bueno
Quem pensa que o nome Nova Veneza tem algo a ver com a Veneza italiana pensou certo. Foi uma inspiração dos imigrantes italianos. Nenhuma relação porém com o visual da cidade que não tem toda aquela água e canais. Apesar disso a cidade mandou vir da Europa uma gôndola para expor na praça central, matar a curiosidade de alguns e criar um cenário para fotos.

Mas mesmo sem os canais d’água e gondoleiros de verdade a pequena cidade catarinense tem alguns atrativos a serem explorados. Longe do centro da cidade, numa estrada pavimentada que leva à divisa com Siderópolis fica a Barragem do Rio São Bento. Sob as águas estão as ruínas do que um dia já foi a comunidade de São Pedro, inundada no início dos anos 2000 para criar a barragem.

Torre da Igreja de São Pedro num dia de 'maré alta'
Foto Scheila Trento
Pela mesma estrada que leva aos restaurantes Ghellere e Romagna dá para contornar a barragem e chegar mais perto da torre da Igreja de São Pedro que foi um dos pontos preservados da comunidade. Quem observa o ‘mundão’ d’água que serve para abastecer toda a região não deixa de imaginar como era tudo por ali antes da inundação. Momento para a mente viajar!

Nova Veneza é conhecida como a Capital Catarinense da Gastronomia Típica Italiana o que significa que também tem boas opções culinárias. Nosso preferido é o restaurante Il Camino, também conhecido como restaurante do Fefê, mas aí já é assunto para outra postagem.


Exibir mapa ampliado

Seguir por Email

Postagens populares